22 fevereiro 2013

Resenha: Destino da autora Ally Condie (livro 1)

DestinoCassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Nota: 3/5


Em Destino a Ally Condie procura nos introduzir em um mundo completamente diferente do nosso, onde a Sociedade que é uma especie de governo controla tudo e todos com "punhos de ferro" fazendo com que as pessoas  pensem que tudo é pacifico e perfeito. Vivem numa grande mentira. Não existe guerra, doenças ou até mesmo o mínimo desentendimento entre a população.

Achei a história bem legal e um pouco envolvente apesar de haver aquela leve monotonia no decorrer de suas páginas.
A personagem principal, a Cassia é uma garota certinha e acomodada, mais nem tanto assim, já que em determinado momento (não vou contar quando e como) ela resolve praticar pequenos atos de rebeldia. Porém até lá, ela se mostra muito indecisa e sem atitudes e bobinha até, ouso dizer.
Quanto ao Kay e o Xander achei eles meio que sem atitudes também, porém muito reveladores. O Kay é o misterioso e enigmático e  resolve sair dando pistas de sua vida para a Cassia ao em vez de contar tudo de uma vez... Achei meio que ele queria chamar atenção e fazer um melodrama básico em sua história. Já o Xander ele é todo certinho e nós (leitores) não esperamos absolutamente nada dele. É como se ele só estivesse ali para "enfeitar". Afinal, toda garota precisa de um possível triangulo amoroso não é?
Apesar de todo esse blá,blá,bá é um livro que vale a pena ser lido pois tem uma história bem construída onde de uma forma ou de outra podemos nos encontrar almejando pela felicidade dos personagens.
A escrita do livro é impecável, só senti falta de um pouco de emoção e paixão entre os personagens. No entanto creio que a intenção da Ally não era chamar atenção do leitor para o possível triangulo amoroso apresentado no livro e sim abrir os nossos olhos para a Sociedade!

Assistam ao book trailer abaixo.