11 novembro 2012

Resenha: O Caçador de Pipas do autor Khaled Hosseini

Sinopse

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

CLASSIFICAÇÃO: ♥

"...descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo.Porque,de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar." 
pág. 9


Para aqueles que preferem histórias mais realistas este livro é, sem dúvida, uma ótima escolha.
O enredo criado por Khaled tem início com as lembranças de Amir e nos dá uma dimensão ampla da realidade no Afeganistão.
Capaz de emocionar pela complexidade dos personagens... essa história envolve o leitor do início ao fim fazendo-o imaginar-se na trama.
O final não é o que eu chamaria de feliz, mas diante de todas os acontecimentos vividos pelos personagens considero-o o melhor possível. O desfecho é antes de tudo um recomeço... a esperança de cura para as feridas do passado.

"Uma folhinha em um bosque, balançando com o movimento de um pássaro que alça voo."
pág. 365

É trágico e impactante, mas, ao mesmo tempo, lindo e maravilhoso... com temas centrais relacionados a amizade verdadeira, lealdade e segunda chance é uma história que faz chorar até os mais durões e mostra que sempre podemos corrigir nossas falhas... e só o esforço de tentar já traz paz para o coração arrependido.
Super recomendo! Vale a pena ler...


"Por você, faria isso mil vezes!"