23 março 2013

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes da autora Emily Brontë

Senti falta de mais clássicos aqui no blog, então resolvi falar sobre o grande legado deixado por Emily Brontë: O Morro dos Ventos Uivantes.


Sinopse
"Se o amor  dela morresse, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue."

O livro favorito de Bella e Edward!
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, inclusive dos belos personagens de Stephenie Meyer.

CLASSIFICAÇÃO: ♥

Uma palavra para descrever este livro: INTENSO!


Confesso que resenhar a obra-prima de Brontë não foi uma das tarefas mais fáceis (precisei reler o livro atentamente algumas vezes)... mas vamos ao que interessa!
Essa versão é mais extensa e, caso você não esteja familiarizado com a linguagem característica dos clássicos, recomendo que procure uma adaptação resumida.


Recomendo a versão da Vilma Arêas por ser uma leitura mais simples/objetiva.

O primeiro capítulo é bem descritivo e, tenho que admitir, bastante chato. Entretanto, no decorrer da leitura a percepção e o entendimento dos sentimentos expressados pelos personagens torna a leitura excitante e envolvente.


 – Melhora, prometo.
Um dia, David Nicholls
pág. 274

É um enredo fatalista e bem estruturado, onde uma única escolha contém todo o destino dos personagens, os quais são exemplos extremistas da natureza humana. Dessa maneira, o triângulo amoroso (não estou certa de que esta seja a definição apropriada) entre Catherine Earnshaw, Heathcliff e Edgar Linton divide opiniões e arranca do leitor um turbilhão de emoções que vão desde a compaixão até o ódio.

"Só ia dizer que o céu não parecia ser minha casa e eu desatei a chorar para voltar para a terra, e os anjos ficaram tão zangados que me expulsaram e me lançaram no meio do urzal, e eu fui cair no topo do Morro dos Ventos Uivantes, e depois acordei chorando de alegria." pág. 73


Dentro da narrativa segue-se uma outra história vivida pela segunda geração das famílias Earnshaw e Linton , que, embora apresente um desfecho diferente, é essencialmente parecida com a principal.

Observação: Alguns personagens possuem o mesmo nome, tente não confundi-los.

Trágico e inesquecível... esse romance conturbado meche com o leitor deixando-o a deriva diante de personagens que, embora estejam longe de serem mocinhos, tampouco chegam a ser vilões. Até que ponto o Heathcliff merece ser condenado?Alguém sabe dizer qual o tamanho da culpa de uma alma atormentada? E a Cathy? O próprio orgulho já não a impôs castigo suficiente? Garanto-lhes que perguntas não irão faltar.

"Cathy adorava Hathcliff. O maior castigo que podiam dar a ela era separá-la do Heathcliff." pág. 39

"Só duas palavras poderiam descrever o meu futuro: morte e inferno. A minha vida depois de perdê-la seria um inferno." pág. 129

"Oh! Meu Deus! Gostarias tu de viver com a alma na sepultura?" pág.140

É estimulante notar como Brontë mesclou obsessão, ódio, orgulho e vingança sem, entretanto, retirar a intensidade do amor entre Catherine e Heathcliff.

"Beija-me e não me deixes ver teus olhos! Perdoo-te o mal que me fizeste. Eu amo quem me mata. Mas... como poderei perdoar quem te mata?" pág.140

"Catherine Earnshaw, enquanto eu viver não descansarás em paz! Disseste que te matei. Pois então assombra-me a existência! Os assassinados costumam assombrar a vida dos seus assassinos, e eu tenho certeza de que os espíritos andam pela terra. Toma a forma que quiseres, mas vem para junto de mim e me enlouquece! Não me deixes só, neste abismo onde não te encontro! Oh! Meu Deus! É indescritível a dor que sinto! Como posso eu viver sem a minha vida?! Como posso eu viver sem a minha alma?! " pág. 145/146

Para concluir, O Morro dos Ventos Uivantes é maravilhoso de um jeito inexplicável e minha vontade é transcrever não apenas trechos, mas o livro completo pra vocês (Acho melhor publicar essa resenha de uma vez, tchau!).




25 comentários :

  1. Oie :)

    Nossa eu quero muito ler esse livro minha professora de literatura recomenda direto é eu fico aqui boiando , espero poder ler em breve , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua professora deve ser o máximo, nenhuma das que eu tive faz indicações assim. Vc devia msm ler o livro pq é ótimo... amo todos os personagens!

      Excluir
  2. Oi Daniele, vc me deu uma tag e ainda não tive tempo de postar, obrigada mesmo e assim que eu por lá no Mundo Literário te aviso! Curti muito sua resenha, tbm acho difícil resenhar obras primas, sempre vem um intelectual dizer que vc ñ entedeu rs, eu li esse livro duas vezes, Heathcliff é um dos meus vilões favoritos Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fez a resenha foi a Bruna! rsrs
      Já li esse livro (para ser mais exata uma adaptação!), comprei um igual ao da Bruna mais ainda não tive coragem de ler ele. Contudo, pelo que li na adaptação o livro é muito bom! Vale realmente a pena.

      Excluir
  3. Eu imagino como deve ser intenso, quero ler e conhecer mais essa obra, mas acredita que não me sinto preparada para ela? Preciso esperar um outro momento..Gostei das suas palavras na resenha e parabéns por ler O Morro dos Ventos Uivantes.
    Beijinhos de domingo
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi uma leitura daquelas que te agarram e não deixam desgrudar das palavras, depois de 4 meses tentando vencer o 1º capitulo eu grudei no livro e não larguei até terminar.
      Acho que vc vai gostar qd decidir ler.
      Bjos!

      Excluir
  4. Minha amiga abandonou a leitura, pois achou a narrativa muito fraca, isso me desanimou um pouco, talvez eu possa ler ele mais pra frente. http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem como que é isso... A pessoa quando desanima pra ler um livro... Demora, demora. E as vezes nem tem mais vontade de ler!
      Eu ainda não li essa versão mais estendida vou ver se tomo uma grande dose de coragem!
      Beijos.

      Excluir
    2. Li as duas versões, achei a adaptação fraquinha. Menos interessante que a versão estendida, talvez tenha acontecido isso.
      Não é comum alguém achar a narrativa fraca, geralmente reclamam dos fatos não da forma como eles são mostrados.

      Excluir
  5. Eu estou TOTALMENTE louca pra ler esse livro rs. Não aguento mais. Na maioria dos livros que eu li, filme que eu assito e séries de TV, tem citações desse livro, e só me da mais vontade de ler...

    P.S.: Vocês me indicaram a um selinho e eu postei hoje lá no blog, dá uma conferida? ;) Obrigada pelo selinho viiu meninas, adorei *-*

    http://espacinhodoslivros.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei lá e dei uma conferida nas suas respostas! rsrs
      Realmente eu li (pelo menos a adaptação) por causa da Saga Crepúsculo.
      Não me arrependi!
      Beijos.

      Excluir
    2. O Morro dos Ventos Uivantes é um dos motivos para que eu não seja tão cruel com a saga Crepúsculo, hahaha.
      Pra mim a divulgação de clássicos como esse é a principal característica redentora da Saga.

      Excluir
  6. Oi Bruna!
    Esse livro é daqueles que você ama ou odeia.
    No meu caso, foi mais ódio do que amor. Sério, não consegui gostar da estória e ainda pulei páginas e páginas.
    Adorei seu blog e estou seguindo. Aproveito para te convidar a conhecer o Sook. E se gostar, seguir também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é realmente Ame ou odeie, no meu caso eu fiquei em meio termo (prefiro Orgulho e Preconceito da Jane Austen!) e não achei lá o livro grande coisa. Porém não é de se jogar no lixo! Diria até que a história é um pouco complicada e confusa para eu compreender tanto amor desperdiçado com as escolhas erradas que cada personagem fez!
      Beijos.

      ps. Fui seguir seu blog e descobri que eu já seguia ele. ^^

      Excluir
    2. É tipico de personagens extremistas causarem essa reação bilateral de "está comigo ou contra mim".
      Tentei não ser severa com nenhum deles, mas é impossível não ter vontade de dar uma "sacudida" na Cathy e na Isabela em algum momento da história ou mesmo chegar a conclusão que o Heathcliff é um demônio enquanto o Linton é um anjo ou um idiota.
      Ainda assim e apesar desses momentos adorei a história por sua intensidade e a forma como ela prendeu minha atenção, passei dias pensando o que teria feito no lugar dos personagens. Acho que é isso que eu espero em cada livro que leio: perguntas.
      Fiquei muito impressionada qd soube que logo no seu 1º livro Emily Brontë tenha conseguido criar um enredo que mexesse comigo de tal forma. Pra mim é uma pena que ela não tenha escrito nada além desta obra.

      Já estou seguindo seu blog Blake, a próposito... onde encontrou as imagens? São lindas!

      Excluir
  7. Antes de tudo tenho que comentar que amei o novo layout do blog, super fofo, amo a Alice.
    Agora só 4 estrelas? rsrsrs, esse é um dos meus 5 livros favoritos, amo demais e só pra deixar claro, amava esse livro muito antes de descobrir o que era crepusculo.
    Enfim, gostei muito da resenha, descreveu muito bem, eu sinto todas essas emoções só de falar do livro, é muito amor. Emily fez um ótimo trabalho em seu único livro publicado, acho que vou reler em breve, já faz muito tempo que li, e agora com essa resenha me deu uma saudade...
    Amooooo o Heathcliff, lindoooo.
    Bjos
    Ana Clara
    www.bibliotecavirtu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... sobre o novo Layout: os créditos são da Dani.
      Agora, falando do livro: Só dei 4 estrelas porque, como já respondi em um selinho antigo, pra mim um livro 5 estrelas é aquele que me faz chorar ou rir ou os dois. Apesar de reconhecer a grandiosidade de O Morro dos Ventos Uivantes e ter ficado incrivelmente viciada na leitura, não cheguei a me emocionar... :/
      Ainda assim e mesmo não "merecendo" as minhas 5 estrelas ele com certeza é um dos meus favoritos!

      Excluir
    2. Ah tah, entendi, na verdade eu não posso classificar os meus assim, pois eu nunca chorei lendo um livro, sério mesmo, sei lá, eu acho que classifico por afeição mesmo.
      Bjins.

      Excluir
    3. Ana clara, eu também sou como você. Nunca chorei lendo um livro. Eu classificou mais por afeição também, pelos personagens, quando me identifico com partes do livro e tal...

      Excluir
    4. Ultimamente não tenho chorado com nenhum dos que li, mas não falo de chorar apenas... Tem certos livros em que eu me pego gargalhando (não rindo, gargalhando mesmo) ou torcendo muito pra um personagem como se ele fosse alguém com quem convivi a vida inteira. É esse tipo de reação que define as minhas estrelas, as vezes não se trata de gostar muuuito do livro... é como se eu estivesse vivendo nele. Expliquei?

      Excluir
  8. Esse livro é muito bom, Bruna/Dani.
    Eu o li, confesso que no início estava achando muito maçante, só com o decorrer da estória, após ler a metade do livro, ele foi me prendendo e vi que não estava perdendo tempo só ler. Rs
    Os nomes dos personagens me confundiram muito, tinha passagens que eu tinha que reler para compreender de quem se tratava. Eu não acha que havia um triângulo amoroso, quer dizer, havia, mas não não era em todos os lados do triângulo que havia amor.
    Mas apesar de tudo, é um livro do S2.
    Ps: eu ainda quero ler esse livro novamente. (indireta, direta, Bruna).
    Ps ²: se eu falei algo que não condiz com o livro, peço perdão. Esse livro é louco. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indireta/direta anotada.
      Realmente o livro é muito louco, acho que é esse um dos muitos pontos positivos.
      O inicio é bem maçante e os personagens terem nomes iguais só piora as coisas, a gente fica... perdido.
      O triangulo é meio duvidoso (acho que coloquei isso na resenha), nunca sei se devo incluir o Linton. Ele me parece tão... coadjuvante. Acho que é um mal de família pq o mesmo acontece com a Isabela e o filho dela.
      Acho que seu comentário foi mais q valido, pra mim acertou em tudo o que disse.

      Excluir
  9. Oi meninas, como estão?
    Quero muito comprar esse livro, muita gente já me indicou!
    Parabéns pela resenha!
    Tem post novo no blog,
    passa lá e confere!

    endless-poem.blogspot.com.br

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é fantástico. Você devia ler.
      Vou dar uma passadinha no seu blog sim.

      Um abraço!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Ah eu quero tanto ler esse livro. Já comecei a leitura duas vezes, mas desisti. Me confundia com os personagens e achei a escrita um pouco difícil. :/ Deveria ter comprado essa adaptação que você comentou... Mas enfim, um dia ainda consigo ler esse clássico, pela sua resenha, parece ser muito bom!
    Já tô seguindo aqui :) Beijos ;*
    experimentandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ficaremos felizes em poder compartilhar opiniões com você. :)