04 janeiro 2013

Especial: Porque ler?


"A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo."
Paulo Freire
Por que ler é bom! Muito bom mesmo!
Se você já gosta de ler parabéns! Mas, se você é daqueles que só de pensar em ler um livro já bate aquela preguiça e aquela vontade de dormir... Ai, ai, ai... Vamos arrumar um jeito de te incluir neste maravilhoso universo da literatura.

Bem, primeiro vamos ressaltar que ler é absorver informações, não importa quais sejam e que além de obter novos conhecimentos você está enriquecendo o seu vocabulário, imergindo em novos mundos (uma realidade que na maioria das vezes é totalmente diferente da sua) e até mesmo dialogando com o livro como sugere um escritor francês chamado Andre Maurois em uma de suas citações "A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde".
É certo que nem todos os livros vieram para agradar a todos os tipos de leitores e é exatamente por isso que ao ler um livro ruim você não deve se sentir desanimado a ponto de nunca mais tentar ler um outro livro. No começo, talvez você não saiba qual tipo de livro que  te agrada mais (é isso que faz com que você abandone os  livros que no seu ver são CHATOS). No meu caso eu amo livros de romance onde há uma mocinha e um mocinho que resolvem deixar suas diferenças de lado para darem uma chance ao amor.
Como provavelmente você não vai estar acostumado a pegar livros grossos para ler sugiro que comece por pequenos livros, mas se os pequenos livros não te agradarem e os de grande espessura te derem pavor... Relaxe, não precisa lê-los de uma vez só! Que tal apenas dois capítulos por dia???
Eu garanto! Você não vai se arrepender!
Beijos