23 outubro 2012

Resenha: Diário de uma Paixão do autor Nicholas Sparks

Sinopse
"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun
  Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas. 


Em Diário de uma Paixão acompanhamos uma verdadeira História de amor, com direito a declarações, impedimentos, decisões difíceis... enfim um  romance completo de todas as formas possíveis.
O livro é recheado de flashbacks (eles já estão velhos), que mostra como eles se conheceram, como eles foram feito um para o outro...  É algo muito lindo de se ler.
O amor deles é um amor que como diz na sinopse ultrapassa as barreiras do tempo e se vocês ainda não assistiram ao filme, o livro vai ser bem mais prazeroso de se ler, caso contrario embora você já saiba como as coisas "terminam", o livro está cheio de surpresas e é bem mais detalhado já que o filme nunca é inteiramente 100% fiel ao livro.
Em alguns pontos o livro alterna de ponto de vista entre Noah e Allie, porém na maioria das vezes (boa parte do livro) quem narra é o Noah e para nós garotas é extremamente lindo ver como um homem é capaz de amar uma mulher e como alguns deles não são tão insensíveis quanto nós pensamos.

"Você é a resposta para todas as minha orações, você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como vivi sem você durante todo esse tempo. Eu amo você, Allie, mas do que você é capaz de imaginar. Sempre te amei e sempre vou te amar".
pág. 126

Além de várias declarações de amor como as citadas acima o livro também está recheado de poemas dos quais o Noah  lembra-se deles quando está pensando na sua amada (Allie).

"Antes disso eu nunca fora arrebatado
Por amor tão súbito e doce,
Seu rosto vicejava como se uma flor fosse
E assim meu coração foi roubado".
- Estrofe inicial do poema "First Love" (Jonh Clare)
pág. 150

"Fique tranquila- esteja à vontade comigo...
Enquanto o sol não rejeitar você, eu não rejeitarei você.
Enquanto as águas não se recusarem a brilhar para você e as folhas a sussurrar para você, as minhas palavras não se recusarão a brilhas sussurrar para você"
- Estrofe do poema "To a Common Prostitute" (Walt Whitman)
pág. 151

Além desses trechos acima o livro também mostra algumas das cartas que Noah e Allie escreveram um para o outro de forma que deixasse registrada a história deles *-*

"Quando vejo você agora- movendo-se lentamente e com uma nova vida crescendo dentro de você- espero que saiba o quanto significa para mim e como este ano foi especial. Nenhum homem é mais abençoado do que eu, e amo você de todo o meu coração".
pág. 164

"Eu amo você, Allie. Eu sou quem sou por sua causa. Você é toda a razão, toda a esperança e os sonhos que eu já tive na vida, e aconteça o que acontecer no futuro, cada dia que estamos juntos é o melhor dia da minha vida.
Serei sempre seu.
E você, minha querida, será sempre minha".
Noah
Trecho final de uma carta que Noah escreve para Allie.
pág. 168

"Eu amo você por muitas razões, especialmente pelas suas paixões, porque elas sempre foram as coisas mais belas da vida. Amor e poesia e a paternidade e a amizade e a beleza e a natureza. E fico fico feliz que você tenha ensinado as crianças essas coisas, porque sei que por causa disso a vida deles vai ser melhor. Elas me dizem o quanto você é especial para elas,e toda vez que elas fazem isso eu me sinto a mulher mais sortuda do mundo. [...] Por favor, não fique irritado comigo nos dias em que eu não lembrar de você [..]. Saiba que eu amo você, que sempre amarei e aconteça o que acontecer saiba que eu tive a melhor vida possível. A minha vida com você.
[...] Eu te amo profundamente, meu marido. Você é, e sempre foi, o meu sonho."
Allie
Trechos de uma das cartas que Allie escreveu para Noah.
pág(s). 193-197

E para finalizar dois trechos do livro que eu mais gostei, pois mostra que o corpo pode envelhecer mais a alma continua jovem e o verdadeiro amor nunca morre. E que finalmente é possível encontrar alguém que te complete.

"O corpo enfraquece com dor mortal, mas minha promessa se mantém verdadeira no fim dos nossos dias,
Um toque terno que termina em beijo sem pressa há de despertar de novo o amor em meio à alegria".
***
"Nossas almas eram uma só, eu bem que sabia, e separadas elas nunca estarão;
No esplêndido crepúsculo seu rosto irradia, procuro você e encontro meu coração".
pág. 175



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ficaremos felizes em poder compartilhar opiniões com você. :)