04 fevereiro 2014

Outsiders: Vidas sem Rumo da autora Susan E. Hinton



SINOPSE: Ponyboy quer conquistar a garota dos seus sonhos e provar que pode entrar para a gangue de seu irmão mais velho: os greasers, que usam gel no cabelo, jaqueta de couro e canivete e estão sempre envolvidos em brigas nos terrenos baldios da cidade, sobretudo contra os socs — filhos de famílias ricas. Bandidos, delinquentes, marginais (outsiders) ou apenas jovens à procura de uma saída para uma vida sem futuro? Retrato forte e comovente do universo de sonho, revolta e violência da juventude americana dos anos 1960 e de todos os tempos, Vidas sem rumo é um best-seller mundial e um clássico transformado em filme pelo diretor americano Francis Ford Coppola.

CLASSIFICAÇÃO:



"Alguém deveria contar o lado dele da história, e talvez as pessoas então compreendessem e parassem de tirar conclusões apressadas" (Ponyboy Curtis)


         The Outsiders (no Brasil, Outsiders – vidas sem rumo) é o romance de estréia da autora Susan E. Hinton e também o mais vendido de sua carreira. Publicado nos anos 60, quando Susan tinha apenas 17 anos, a história surpreendeu os leitores por falar abertamente – num livro destinado a um público adolescente – sobre jovens que fumam, bebem e estão sempre envolvidos em brigas de gangues.


Através de uma narrativa leve e sincera a autora faz um retrato fiel dos conflitos vividos pela juventude americana da década de 60, conflitos esses que são facilmente percebidos na sociedade atual e, por isso, possibilitam a identificação imediata por parte do leitor.
        Durante a leitura somos apresentados a dois grupos rivais: os Greasers, jovens de classe baixa com pouca ou nenhuma perspectiva de vida; e os Socs, os ditos “privilegiados”. As diferenças sociais entre esses grupos são tema central da trama e motivo de constantes disputas entre eles.
O livro é narrado em 1ª pessoa por Ponyboy, um garoto de 14 anos que faz parte dos greasers. A linguagem é simples e, apesar do clima de revolta e da violência evidentes em praticamente todo livro, a perspectiva de Ponyboy nos faz enxergar uma inocência que se encontra latente até nos personagens mais problemáticos.


          A história é dinâmica e os acontecimentos discorrem muito rapidamente prendendo a atenção do leitor da primeira a última palavra. No fim, o livro emociona e faz refletir sobre a realidade apresentada. 

11 comentários :

  1. Quando vi a resenha no meu e-mail sabia que tinha sido você a faze-la... Mas, falta explicar o porque você amou este livro! Lembro de você dizendo que ele era muito, muito, muito bom!
    2 Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deu até vontade de assistir ao filme e ler ao livro! E essa n é a primeira vez que já ouvi falar dele, mas meu professor não o livro parecer tão interessante xD

    Bjs e seguindo >.<

    muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, os professores costumam passar a sensação de dever e não de prazer qd recomendam leituras. Esse é o problema.

      Recomendo muito a leitura desse livro.

      Excluir
  4. Vejo que você gostou muito, mas queria ter lido mais da sua opinião, grande parte do texto é contando a história. Mas enfim, não faz meu estilo, não leria e nem assistiria o filme!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, tentei me conter na empolgação quando escrevi a resenha pra que ela não muito extensa e acho que acabei omitindo o quanto amei esse livro.

      Sinto muito que vc não tenha se interessado em lê-lo, acredito que vc podia gostar tanto quanto eu.

      Excluir
  5. Devo confessar que fiquei com mais vontade de ver o filme que ler o livro. Gostei de ambos, mas a história me pareceu melhor em versão cinematográfica.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é legal e bem fiel, mas o livro é bem melhor. Diferente do filme, no livro os pensamentos do Ponyboy ganham intensidade, nós sentimos junto com ele o peso de cada acontecimento. Pelo menos pra mim, o filme não chegou a passar essa sensação de viver no mesmo universo dos personagens.

      Excluir
  6. pretty nice blog, following :)

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos, e quem quiser ganhar o meu livro autografado totalmente grátis e receber em casa pelos correios, basta participar da promoção quee vai até dia 23 de maio. Dêem uma olhada no post no meu blog de como participar: http://armindobuaes.blogspot.com.br/2014/05/promocao-participe-deste-site-e-ganhe.html valew.. ;)

    ResponderExcluir
  8. É um blog encantador encontrei o seu blog enquanto navegava pela net, não li muito, mas gostei do que vi e li,espero voltar mais algumas vezes,deu para ver a sua dedicação e claro sempre aprendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário.
    Abraço fraterno.António.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Ficaremos felizes em poder compartilhar opiniões com você. :)